Orion eAPI: Sistema para Gestão de Ativos de acordo com a PAS 55

Reliability Business IntelligenceTM

Click to see a picture of the Orion eAPI software, an enterprise system focused on using reliability and maintainability analysis to support asset management...Click to see a picture of the Orion eAPI software, an enterprise system focused on using reliability and maintainability analysis to support asset management...Como você poder gerenciar os ativos de sua empresa sem conhecer:

  • a performance de confiabilidade ao longo do tempo de operação do equipamento?
  • o efeito da manutenção programada na disponibilidade de sistema (downtime)?
  • o estoque de peças de reposição ideal para manter o equipamento operando?

Análises eficazes de confiabilidade e mantenabilidade são a chave para uma gestão de ativos bem sucedida.

O sistema Orion eAPI é uma solução da ReliaSoft para gestão de ativos da sua empresa suportada pela Engenharia da Confiabilidade. O sistema oferece:
1) Integração total com os bancos de dados da sua empresa,
2) Diversos tipos de análises de confiabilidade e mantenabilidade,
3) Painel de indicadores destacando a performance dos indicadores chaves (KPIs)
4) Gestão de projetos de melhoria para controle da confiabilidade, disponibilidade e custos relacionados.
5) Módulos adequados a PAS 55

A partir da unificação dos dados, o sistema Orion eAPI é uma poderosa ferramenta de consolidação e análise, que irá transformar seus dados em informações e estas informações em decisões estratégicas para a sua organização. Com o Orion eAPI, a informação estará muito mais acessível a todos os envolvidos e será a base de conhecimento de análises de confiabilidade e soluções de engenharia da sua empresa.

Conexão com Diversos Bancos de Dados

O Orion eAPI possibilita integração total com os atuais bancos de dados e sistemas de sua empresa (tais como SAP®, Maximo®, Oracle®, Access®, SQL Server®, etc.), por meio de adaptadores dedicados especificamente para cada tipo de dados. Essa integração permitirá a sua empresa consolidar os dados técnicos dos equipamentos, histórico de intervenções, e todos os dados importantes que serão utilizados na gestão dos ativos do seu negócio.

Módulos de Análise

Os módulos de análise permitirão que o usuário avalie com precisão o desempenhos dos ativos, por meio das melhores técnicas de análise disponíveis no campo da engenharia de confiabilidade. Incluindo: monitoramento do crescimento da confiabilidade (Crow-AMSAA), análise dos dados de vida (análise Weibull), análise de causa raiz (RCA), cálculo do intervalo ótimo entre manutenções preventivas e previsão de estoque de peças sobressalentes.

Outro diferencial desse sistema é a comunicação com as avançadas ferramentas de análise de confiabilidade da ReliaSoft, possibilitando análises mais avançadas, conforme necessidades específicas de sua empresa. Tais como: modelagem RAM, avaliação do custo do ciclo de vida (LCC), análise da relação vida-estresse, análise de degradação (com dados da manutenção), análise FMEA, análise da manutenção centrada na confiabilidade (RCM), análise de árvore de falha (FTA) e cálculos da eficácia do reparo.

Indicadores Chave de Performance (KPIs)

O painel de indicadores contém o resumo das principais informações do seu negócio. Com ele, será possível evidenciar informações importantes para apoiar as decisões no processo da gestão de ativos. Esse módulo oferece diversos indicadores que poderão ser configurados conforme as necessidades da sua empresa. O sistema também enviará mensagens automáticas por e-mail quando houver alteração na performance dos indicadores definidos. 

O painel poderá ser configurado com os seguintes indicadores: ítens críticos (Bad Actors), tempo médio entre falhas (MTBF), tempo médio até falhas (MTTF), tempo médio de reparo (MTTR), disponibilidade, número de falhas, perda de produção, custos de manutenção preventiva e de corretiva, custos de mão de obra e de  peças sobresselentes.

Gestor de Projetos de Melhoria

Com o Orion eAPI é possível criar e controlar projetos de melhoria para sua empresa. Todas as ações provenientes de análises e estudos podem ser cadastradas, gerenciadas e direcionadas para seus responsáveis. O usuário pode priorizar projetos e monitorar seu progresso, enviando notificações de ações pendentes por e-mail para os responsáveis, ou monitorando o retorno sobre o investimento (ROI - Return on Investment).

Consolidação da Base de Conhecimento para Gestão de Ativos

Com todas essas funcionalidades centralizadas em um único sistema web-based, o Orion eAPI permitirá que sua organização reúna em um único local todos os dados, análises, ações e projetos de melhoria relevantes para a gestão dos seus ativos, tornando-se uma base de conhecimento que irá compartilhar a lições aprendidas a todos os envolvidos no processo e reduzir o desperdício de tempo e de orçamento em ações futuras.